2 de jun de 2009

Reborn in June, 15th???


Nada melhor do que recomeçar as atividades do Pipocas falando sobre o (possível) retorno do maior personagem da Marvel (na humilde opinião deste que vos fala).

Já tem algum tempo que a Marvel vem fazendo um mistério desgraçado em torno da edição #600 da revista Captain America. Notas inconclusivas, cheias de frases de duplo sentido; declarações dúbias do editor-chefe Joe Quesada e até capas suspeitas foram liberadas, colaborando pro aumento do suspense; boateiros de plantão largando pistas furadas sobre o que virá na revista, baseando-se no desenrolar da história atualmente; e por aí vai.

O caso é que a Captain America #600 está mexendo com o mercado quadrinístico americano - não só pela expectativa em torno do quê acontecerá de tão relevante nela, mas também por uma mudança absurdamente marcante no rígido sistema de distribuição e lançamento de HQs nos States.

Pra fugir usual data das quartas-feiras (dia em que as HQs são tradicionalmente enviadas às comic shops americanas), a Marvel costurou um esquema com a distribuidora Diamond e irá lançar a HQ em questão dois dias antes — em plena uma segunda-feira! O motivo disso? Ora... Ninguém se prestaria a mexer tão forte num sistema já consolidado como é a distribuição de comics nos EUA se o conteúdo dessa revista não fosse excepcionalmente FO-DA.

Nos últimos tempos a Marvel vinha liberando edições especiais pra imprensa americana antes das quartas-feiras, o que invariavelmente acabava resultando em spoilers adoidados. Só que nos últimos tempos isso diminuiu consideravelmente — muito em função, é verdade, da gritaria promovida pelos fãs por causa da spoileragem generalizada que acontecia todo dia de lançamento.

Agora, com essa antecipação, a Marvel provavelmente não irá dar brechas pra ninguém saber o que há na revista antes dela chegar às bancas. Mas, afinal de contas, o que poderia ser tão bombástico a ponto da editora mover mundos e fundos em torno desse lançamento?

Ora, em se tratando de Capitão América, tudo é justificável.

Desde que o Soldado bateu as botas logo depois da Guerra Civil, a expectativa de um possível retorno causa alvoroço entre os fãs. Centenas de teorias conspiratórias envolvendo a SHIELD, Tony Stark, skrulls, Nick Fury e o diabo a quatro se proliferaram por aí, sem que nenhuma se confirmasse sequer em parte. As declarações por parte da Marvel e dos autores da revista do Capitão — Ed Brubaker (roteiro) e Steve Epting (desenhos) — era sempre a mesma: “Steve Rogers está morto e não há previsão de que ele retorne.” Mas, em se tratando de quadrinhos, alguém ainda acredita nisso?

Como sempre, algumas teorias já circulam e ganham força. Uma das mais... 'fortes' (pra não chamar de bizarra) supõe que a edição #600 trará o Capitão América negro reassumindo o cargo, assim como a máscara de asinhas e o escudo que lhe pertenceram antes de Steve Rogers!!!

Noves fora o fato de Isaiah Bradley (o Capitão negrão) ter mais de oitenta anos de idade, essa ideia não seria de todo absurda. Atualmente o manto do Capitão tem sido usado por Bucky Barnes e, na minha opinião, tem sido uma grata surpresa ver que o ex-sidekick tem atuado de forma extremamente competente. Ponto, é claro, pro roteirista Ed Brubaker.

Em todo caso, a edição #600 é apenas a ponta do iceberg. Após ela virá a saga intitulada Reborn e, se a Marvel já faz mistério sobre alguma possível revelação bombástica nessa 600ª edição, as coisas tendem a se tornar exponencialmente mais intensas com essa série.

Fuçando aqui na rede e no Google atrás de informações a respeito, acabei caindo no blog de nada mais, nada menos que o próprio Steve Epting, desenhista regular da revista e capista da edição #600. No seu blog, ele postou justamente a capa da edição #600, trazendo ainda uma tradicional solicitação pra edição em questão e algumas declarações pouco conclusivas:


Captain America #600 Cover
Não, você não perdeu 449 edições. Após Captain America # 50, em maio, a revista irá voltar para a sua numeração original tornando a próxima edição # 600. Veja como é descrito nas solicitações Marvel junho de 2009: [CAPTAIN AMERICA # 600 Escrito por Ed Brubaker com Mark Waid, ROGER STERN & OUTROS Lápis por Butch GUICE, LUKE ROSS, Dale Eaglesham & OUTROS Capa por Steve EPTING 50/50 Capa por Alex Ross] Onde você estava quando o Capitão América morreu? É o aniversário do dia em que Steve Rogers foi morto, um dia de reflexão e de luto na Marvel U... um momento para observar as coisas que Steve fez e aquilo que ele foi... ou este assunto é realmente o começo da maioria dos ímpios parcela torção questão desde a edição 25? Sim, realmente são ambos. Além disso, as contribuições de criadores do Capitão América no passado e no presente, incluindo um ensaio muito especial por Joe Simon, uma clássica história do Capitão na Era de Ouro, uma galeria cheia de 600 capas do Cap, e mais travessuras de aniversário do que você pode agitar com um escudo! [ 104 PGS. / Novo e Reprints / Rated T + ... $ 4.99] Uma capa bastante simples de James Buchanan Barnes, em todas as suas três identidades sob o olhar atento de Steve Rogers. Deve ser uma grande edição e estou ansioso para lê-la.


P.S.: tradução by Google Translator + correções do editor.
P.S. 2: o trecho em negrito nem eu consegui traduzir direito :s

(Clique na imagem para ampliá-la)

Enfim... Mesmo que a revista não traga "acontecimentos bombásticos" como estão sendo esperados, o material por si só já é digno de colecionador. E pelo preço — 4,99 dólares, com a cotação em 2,01 reais daria uns 10 pila —, está altamente em conta. O ruim é que isso só irá chegar aqui no Brasil daqui a um ano, e certamente a Panini irá meter a faca no preço...

Esperemos...

2 comentários:

  1. Olha o time envolvido nessa edição, cara! Algo grande está vindo por ai! Espero que Steve Rogers volte, mesmo gostando do estilo do Bucky substituindo o bandeiroso.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, velho. O Bucky tem mandado bem pra cacete como Caps. Caso o Brubaker traga o Rogers de volta, quero ver como será feito isso sem que soe forçado.

    Mas "in Brubaker I trust". Vamos epserar ;)

    ResponderExcluir